Responsável pela medição da pressão no sistema de lubrificação do motor, o sensor de pressão de óleo tem a função de proteger o motor, já que uma pressão indevida, alta ou baixa, pode causar danos ao equipamento.
Alguns modelos possuem alarme que, em caso de avarias no sistema, alerta o condutor com um sinal sonoro ou luminoso.
É um sensor de funcionamento semelhante ao de um medidor de combustível (resistência variável), com a diferença que o contato deslizante é acionado por um pino comandado por um diafragma de metal. A deformação do diafragma, por sua vez, é proporcional à pressão do sistema a que é submetido.
FUNCIONAMENTO
Com a pressão muito alta, o óleo do motor danifica os retentores e as juntas responsáveis pela vedação, causando vazamentos. Com a pressão muito baixa, o óleo não chega a todas as engrenagens do motor, sobretudo nas partes mais altas, causando danos maiores por falta de lubrificação, por esses motivos é necessário o uso do senso de pressão de óleo.
O sensor de pressão de óleo é de muita importância em veículos e máquinas, porque garante o controle da pressão através de um indicador no painel. Com ele, a lubrificação do motor pode ser mantida de forma correta e prolongar sua vida útil. Os componentes que fazem parte do sistema de lubrificação de um motor, são:
- Cárter – onde é mantido o óleo;
- Bomba de óleo – responsável por bombear o óleo e lubrificar todas as áreas do motor;
- Dutos no motor – por onde passa o óleo;
- Sensor de pressão de óleo – responsável pela medição da pressão, garantindo que todos os componentes estejam funcionando corretamente.
Em casos de mau funcionamento em um desses componentes, o sensor de pressão de óleo capta no sistema e envia um sinal para o indicador no painel, anunciando ao condutor o problema. Este deverá desligar o motor e efetuar o reparo do sistema, o que evita danos maiores ao motor.