Você já ouviu falar no uso do tacógrafo?

O tacógrafo é um elemento utilizado nos caminhões, e é indicado para realizar o armazenamento de dados de acordo com os procedimentos que estiverem sendo realizados no caminhão. Ou seja, por meio desse aparelho é possível detectar:

  • A velocidade do caminhão;
  • O trajeto percorrido;
  • O tempo do percurso;
  • Velocidade no momento de curvas perigosas.

De modo geral, existe o tacógrafo que é mecânico, podendo servir também como um velocímetro.

Outro modelo é o tacógrafo eletrônico, que é bem parecido com o mecânico, mas atua de forma eletrônica, possuindo também um display digital e podendo se encaixar em locais com espaços menores.

Outro elemento bastante interessante é o tacógrafo digital, sendo que esse elemento no Brasil ainda não é obrigatório (modelo digital).

Ele armazena a memória durante 7 dias e transfere dados para outros tipos de mídia, assim como contém um chip que ajuda em seu armazenamento.

O código de trânsito brasileiro determina que caminhões precisam ter tacógrafos a depender de algumas especialidades, por exemplo, os que lidam com transportes de produtos considerados perigosos, os que têm um determinado tipo de peso, dentre outros.

Ou seja, esse tipo de equipamento é importante por ajudar no controle da empresa em relação ao seu motorista, mas, ao mesmo tempo, proporciona maior segurança a ele e aos motoristas ao seu redor.